Sou jornalista e executivo, casado e pai de duas filhas. Vim para Betim com apenas 9 meses de idade e aqui cresci e escolhi viver.
Tenho vasta experiência em gestão pública e privada. Na prefeitura, atuei como secretário de Comunicação, Gabinete e Saúde, onde contribuí para a legalização do transporte alternativo, a criação da Guarda Municipal e a valorização dos servidores.
Na iniciativa privada, dirigi empresas de comunicação, de pesquisas, e de importação e exportação. Agora, coloco toda a minha experiência de 28 anos ao lado de Vittorio Medioli a serviço de Betim para dar continuidade à administração honesta que ele implementou e a todo o desenvolvimento que a cidade conquistou nesse período. Assim, poderemos fazer mais e manter Betim no rumo certo.
Heron graduou-se técnico em Agropecuária pelo Centro de Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF), vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV), e em Jornalismo e Publicidade pela Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte (Fafi-BH). Conta, ainda, com MBA em Marketing e especialização em Marketing Político pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
A carreira de Heron no jornalismo começou em 1996, no extinto Jornal do Teresópolis, exercendo o jornalismo comunitário em um dos maiores aglomerados do Estado. Posteriormente, foi repórter do jornal O TEMPO Betim, evoluindo rapidamente para redator e editor nas editorias de Cidades e Política. Heron ascendeu ao cargo de Diretor Executivo da Sempre Editora em 2011, onde ficou responsável por grandes publicações e emissoras, incluindo O TEMPO, O TEMPO Betim, Super Notícia, Portal O TEMPO e a rádio Super FM, hoje FM O TEMPO, até novembro de 2023. Além disso, dirigiu os institutos de pesquisas CP2 e DATATEMPO e comandou empresas de exportação e importação.
Sua influência estende-se a participações significativos em importantes entidades, como a Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Mineira de Rádios e TVs de Minas Gerais (Amirt), e no conselho diretor da Associação Sada Volei (Sada Cruzeiro), além de coordenador de comunicação da União Nacional dos Servidores Públicos (UNSP).
No serviço público, Heron marcou sua presença inicialmente como assessor especial durante a gestão de Carlaile Pedrosa, de 2001 a 2002, e mais notavelmente de 2005 a 2008, como o primeiro secretário de Comunicação da Prefeitura de Betim, onde liderou a criação do Órgão Oficial da cidade. Coordenou a política local e mediou conflitos, contribuindo na legalização do transporte alternativo e na criação da Guarda Municipal de Betim. Em 2023, assumiu a Secretaria de Gabinete, sob a gestão de Vittorio Medioli, onde promoveu a valorização da Guarda Municipal e a retomada do diálogo com os servidores públicos, além de mediar negociações significativas para a Educação e atuar na melhoria da Assistência Social, política para os idosos e Fundo da Infância e da Adolescência. E em 2024, passou a gerir, simultaneamente, a Secretaria de Saúde, enfrentando desafios significativos, como a maior epidemia de dengue do país. Suas ações incluíram a implementação de salas de hidratação e melhorias das condições de trabalho para os profissionais de saúde, com destaque para a promoção do processo seletivo simplificado para a área técnica de enfermagem e para agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, além do concurso púbico para mais de 1.300 profissionais da área médica.
Com uma carreira diversificada que abrange tanto a iniciativa privada quanto a pública, além da particiação em entidades classistas e de filantropia, Heron Guimarães tem demonstrado dedicação e eficácia em promover o desenvolvimento e a qualidade de vida nas comunidades que serve. Seu compromisso com a melhoria contínua reflete-se nas suas políticas inovadoras e na gestão competente.
Confira algumas das honrarias recebidas por Heron ao longo de sua carreira.